PROCRASTINAÇÃO

0

Procrastinação é um daqueles hábitos que nos lançam numa espiral descendente em que, quanto mais consciência ganhamos dele, pior ficamos. Como para tudo, haverá certamente soluções mas este é um problema difícil de combater.

Primeiro vejamos o que significa esta palavra ainda desconhecida de muitos apesar de quase todos procrastinarmos com frequência.

Procrastinação é o acto de adiar uma tarefa. É uma auto-sabotagem. É uma divisão em dois da nossa vontade. Se, por um lado, sabemos que temos a responsabilidade de executar uma determinada tarefa, por outro, há uma parte de nós que consegue levar a melhor adiando constantemente a acção.

O pior de tudo é que a procrastinação nos provoca um estado de ansiedade que vai piorando à medida que vamos adiando tarefas. A menos que, a dada altura, consigamos romper o ciclo e finalmente empreender e concluir a tarefa, essa ansiedade irá aumentando até ao ponto do insuportável. Assim, o efeito mais nefasto da procrastinação pode mesmo acabar por ser o estado depressivo que normalmente resulta dessa ansiedade.

Ver definição e referencias para procrastinação na Wikipedia.

Todos nós procrastinamos mas isso não é necessariamente um problema se o fazemos de forma moderada. Torna-se um problema quando se transforma num hábito demasiado recorrente que nos prejudica e nos provoca cada vez mais ansiedade à medida que vamos adiando as nossas responsabilidades. Quanto mais permitirmos que o hábito de procrastinar se instale no nosso dia a dia mais difícil será vencermos a inércia quando temos de iniciar novas tarefas. Por isso, quanto mais cedo começarmos a tentar contrariar esse terrível hábito, melhor.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar, estará a consentir a sua utilização. Ok Saber mais